Entrevista José Moran - Metodologias Ativas https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q




Metodologias Ativas

As metodologias ativas são metodologias que possibilitam o afastamento do modelo em que o professor entrega tudo pronto com vistas a uma perspectiva pedagógica onde o aluno constrói, pesquisa ativamente seu conhecimento. Desse modo ela transforma a aula em um espaço de trocas, em um momento dialógico.
Nessa perspectiva essas metodologias proporcionam ao educando agir ativamente na construção do seu conhecimento, possibilitando-os a serem proativos, a aprender em colaboração, com o professor e com o colega, tornam-se protagonistas no ato de aprender.
Entretanto a abordagem ativa da aprendizagem requer uma mudança de postura do educador e do educando. O educador deixa de ser a figura central da aprendizagem direcionando essa perspectiva para o educando. O educador passa a agir como mediador se torna um colaborador.
As mudanças do educador também bailam pelo planejamento que deixa de ser fechado, rígido, engessado, passando a ser flexível, aberto, negociado de alguma forma com o educando, para que possa ultrapassar o desafio do tempo limitado da aula. O planejamento vai permitir que o educador proporcione momentos ativos no desenvolvimento da aprendizagem do educando antes, durante e depois do momento destinado a aula, com pesquisas, discussão, análises, sínteses.
 As tecnologias vêm como apoio para aprendizagem ativa elas possibilitam ir além do espaço da sala de aula nessa busca pelo conhecimento.
São possibilidades de metodologias ativas a sala de aula invertida, ensino híbrido, educomunição, robótica, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e muitas outras que faça o educando sair de sua passividade, zona de conforto e baile ativamente em busca de uma aprendizagem que o leve aprender a aprender.

No ensino de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a metodologia embasada na perspectiva investigativa, através de Sequências de Ensino por Investigação (SEI), é uma possibilidade de ensino onde o aluno se coloca ativamente na construção de seu conhecimento.

Comentários