Metodologias Ativas
As
metodologias ativas são metodologias que possibilitam o afastamento do modelo
em que o professor entrega tudo pronto com vistas a uma perspectiva pedagógica
onde o aluno constrói, pesquisa ativamente seu conhecimento. Desse modo ela
transforma a aula em um espaço de trocas, em um momento dialógico.
Nessa
perspectiva essas metodologias proporcionam ao educando agir ativamente na
construção do seu conhecimento, possibilitando-os a serem proativos, a aprender
em colaboração, com o professor e com o colega, tornam-se protagonistas no ato
de aprender.
Entretanto a
abordagem ativa da aprendizagem requer uma mudança de postura do educador e do
educando. O educador deixa de ser a figura central da aprendizagem direcionando
essa perspectiva para o educando. O educador passa a agir como mediador se
torna um colaborador.
As mudanças
do educador também bailam pelo planejamento que deixa de ser fechado, rígido, engessado,
passando a ser flexível, aberto, negociado de alguma forma com o educando, para
que possa ultrapassar o desafio do tempo limitado da aula. O planejamento vai
permitir que o educador proporcione momentos ativos no desenvolvimento da
aprendizagem do educando antes, durante e depois do momento destinado a aula,
com pesquisas, discussão, análises, sínteses.
As tecnologias vêm como apoio para
aprendizagem ativa elas possibilitam ir além do espaço da sala de aula nessa
busca pelo conhecimento.
São
possibilidades de metodologias ativas a sala de aula invertida, ensino híbrido,
educomunição, robótica, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e muitas outras
que faça o educando sair de sua passividade, zona de conforto e baile
ativamente em busca de uma aprendizagem que o leve aprender a aprender.
No ensino de
Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a metodologia embasada na
perspectiva investigativa, através de Sequências de Ensino por Investigação
(SEI), é uma possibilidade de ensino onde o aluno se coloca ativamente na
construção de seu conhecimento.
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