Em uma perspectiva integradora de interferências e transformações mútuas
do currículo e das tecnologias, propõe-se o termo web currículo como o
currículo que se desenvolve por meio de ferramentas e interfaces da Internet, o
qual envolve campos de conhecimentos de diferentes áreas: comunicação, educação
e tecnologias.
Web currículo integra as tecnologias com o currículo, envolvendo
distintas linguagens e sistemas de signos configurados de acordo com as
características intrínsecas das tecnologias e mídias que suportam os modos de
produção do currículo, conforme os limites e potencialidades das TIC.
Essa integração se estabelece para além das mídias e envolve as mensagens
e os contextos; as relações entre múltiplas culturas; os diferentes tempos,
espaços e linguagens; as experiências de professores e alunos; as concepções de
currículo, os objetivos pedagógicos e as condições contextuais; a negociação e
atribuição de significados entre todos os participantes.
Desse modo, web currículo constitui a integração de ferramentas e
interfaces da Internet conforme as características intrínsecas das tecnologias,
as linguagens e os sistemas de signos configurados que suportam os modos de
produção do currículo. Nele estão
envolvidos tanto os conhecimentos científicos como os elementos simbólicos
culturais, os saberes da prática docente, as práticas sociais de comunicação,
as técnicas e os artefatos.
ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: encurtador.com.br/mzLM7. Acesso em: 8 out 2019.
ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: encurtador.com.br/mzLM7. Acesso em: 8 out 2019.
Olá. A quem pertence este blog?
ResponderExcluir